4 Casos de Marketing Digital Que Deram Errado


Como as Redes Sociais se tornaram uma enorme fonte de divulgação de marcas e aproximação com seu público, é natural que surjam campanhas destinadas a promover essa interação, mas o resultado às vezes pode fugir um pouco do que se espera.

Conheça 4 casos de campanhas de grandes marcas pelo Twitter que não alcançaram o resultado desejado.

1 – Bing

Em 2011 a Microsoft estava empenhada em promover a sua ferramente de busca chamada Bing. Porém escolheram um jeito um tanto quanto controverso para espalharem o nome “Bing” pelo Twitter.

No dia 12 de Março de 2011, um dia após o Tsunami, tragédia que ocorreu no Japão e deixou mais de 10,000 pessoas mortas, a conta do Bing disparou o seguinte Tweet:

How you can #SupportJapan – For every retweet, @bing will give $1 to Japan quake victims, up to $100K.

Try Bing. A new way to search, explore, & decide

(Como você pode ajudar o Japão – Para cada retweet Bing irá doar $1 para as vítimas do terremoto no Japão, meta de $100,000. E abaixo a mensagem “Tente Bing, um novo jeito de pesquisar, explorar e decidir.”)

Vários usuários, incluindo celebridades, responderam acusando a marca de usar o desastre para fazer negócios. Isso levou a Microsoft a apagar o tweet, se desculpar e doar mais de $250,000 para as vítimas. Essa doação acabou sendo bem aceita pelos seguidores o que amenizou o ocorrido.

2 – PUMA

A Puma postou em sua conta do Twitter algumas fotos de jogadores patrocinados pela marca usando seus uniformes e pediu para que seus seguidores twittassem o nome de seu jogador preferido prometendo um autógrafo personalizado.

Tudo o que você deveria fazer era twittar seu nome, mencionar @puma e o nome de seu jogador preferido acompanhado com a hashtag #fastergraph e você então receberia seu autógrafo. Parecia que nada poderia dar errado.

Mas foi aí que os fãs começaram a escrever frases fora do contexto no lugar de seus próprios nomes. Essas frases quando combinadas com a foto davam a impressão de “legendar” a imagem.

forever-faster

“Cocaína, eu não conseguiria sem você” foi a frase escrita nessa imagem, a mais retweetada da campanha.

3 – McDonalds

Em 2012 o McDonalds começou uma campanha no Twitter com a hashtag #MeetTheFarmers (Conheça os fazendeiros), visando evidenciar a qualidade dos produtos usados em seus lanches. Porém um pouco mais tarde, lançaram a perigosa hashtag #McDstories (Histórias do McDonalds) com a seguinte frase: “Quando você faz algo com orgulho,as pessoas podem sentir”, encorajando os seguidores a compartilharem experiências que tiveram com a rede de Fast Food. Acontece que imediatamente as pessoas começaram a compartilhar experiências ruins, como por exemplo episódios em que tiveram intoxicação alimentar após ingerir algum produto da marca, ou até mesmo dicas dizendo que perderam muito peso desde que deixaram de consumir a mesma.
mc

4 – AT&T

No dia 11 de Setembro de 2013 a rede de celulares AT&T criou uma campanha chamada Never Forget (Nunca se esqueça) se referindo ao atentado às Torres Gemeas ocorrido 12 anos antes. Na imagem usada na campanha, havia um celular com a câmera apontada para o local onde ficavam as Torres Gemeas derrubadas na tragédia, porém através da câmera era possível ver duas luzes que simbolizavam as Torres.

att-twitter-pic

A campanha despertou a ira das pessoas imediatamente, e vários usuários criticaram a marca por usar de uma fatalidade para vender um produto.

911struggletweets3

A rede de telefonia apagou o tweet e se desculpou horas depois.

apologizes

Se você conhece mais algum caso de Marketing Digital que não saiu como planejado, nos conte através do espaço para comentários do nosso blog!! 😉

Forte abraço,

Dionathan Machado

Gostou? Compartilhe!

Ps: partes desse artigo foram publicados e compartilhados em parceria com o site: escoladomarketingdigital.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s