6 Sacrifícios Que Todo Empreendedor Deve Se Preparar Para Enfrentar


Empreender é uma atividade que exige resistência física, mental e emocional. É preciso estar preparado para lidar com longas jornadas de trabalho, além das poucas horas de sono e lazer.

Segundo Richard Lorenzen, CEO da startup americana Fifth Avenue Brands, a maior parte das empresas falha não por causa da falta de faturamento, capital ou experiência, mas sim porque seus fundadores subestimam o preço que devem pagar para atingir seus objetivos. “Quando o empreendedor tem uma melhor ideia do preço que suas metas exigem, ele está mais preparado para enfrentar os desafios que inevitavelmente irá enfrentar no caminho”, afirma.

Para ajudar os profissionais interessados em abrir seu próprio negócio, Lorenzen publicou na revista Entrepeneur uma lista com os seis obstáculos que os empreendedores menos se preparam para enfrentar. Veja abaixo:

1. Vida social

Segundo Lorenzen, pelo menos na fase inicial do negócio, o empreendedor provavelmente não terá como se dedicar a sua vida social. É preciso estar pronto para interagir menos com família e amigos, pois, “quando o empreendedor abre uma empresa, ele tem que dedicar muitas horas do dia a ela, com jornadas que vão até tarde da noite ou que chegam à manhã do dia seguinte. Isso não deixa muito tempo para sair com os amigos”, afirma.

2. Sono

Provavelmente, o aspecto da vida dos empreendedores que mais é afetado pelo negócio são seus hábitos de sono. Embora não seja uma prática saudável, Lorenzen afirma que um empreendedor precisa se acostumar a ter poucas horas de sono por dia. “Eu durmo cinco horas diariamente e conheço gente que dorme ainda menos que isso. Um dia inteiro tem apenas 24 horas, então, se o empreendedor tiver que ficar mais de 14 horas por dia se dedicando ao negócio, ele terá que retirar esse tempo de algum lugar”, diz.

3. Entretenimento

Esqueça o mais novo filme de super-heróis, a peça de teatro que todos estão comentando e até mesmo a última temporada da sua série favorita. O tempo é o bem mais valioso do empreendedor e, como afirma Lorenzen, precisa ser gasto em atividades voltadas ao negócio, como leituras e podcasts informativos. “Novamente, você só tem 24 horas em um dia, então não perca tempo consumindo conteúdo que não irá ajudá-lo a crescer”, diz.

4. Zona de conforto

“A zona de conforto é um ambiente mortal e deve se tornar o inimigo nº1 do empreendedor”, diz Lorenzen. Segundo ele, toda vez que um negócio começa a ficar confortável demais, provavelmente, não está crescendo rápido o suficiente. Uma boa maneira de o empreendedor identificar se sua empresa está na zona de conforto é identificando os problemas do negócio. Quando a empresa apresenta poucos problemas a serem solucionados, é preciso criar novos desafios para enfrentar, caso contrário, oportunidades são perdidas. “Se você está criando constantemente novos problemas para si mesmo, você está crescendo”, diz.

5. Saúde mental

Durante o crescimento do negócio, haverá momentos em que o empreendedor começará a questionar se não está sacrificando sua saúde mental. A dedicação que uma empresa exige fará com que pessoas próximas o chamem de “louco” e “obcecado”, o que pode diminuir a confiança do empreendedor. Frente a isso, Lorenzen cita uma frase do dramaturgo inglês George Bernard Shaw: “O homem racional se adapta ao mundo; o homem irracional persiste em tentar fazer o mundo se adaptar a ele. Portanto, o progresso depende do homem irracional.”

6. Popularidade

O empreendedor deve ter em mente que a popularidade das suas ações não pode ser um fator determinante na hora de tomar decisões difíceis. De acordo com Lorenzen, as escolhas que o empreendedor faz para a empresa devem sempre buscar o sucesso do negócio a longo, mesmo que isso seja visto de maneira ruim pela equipe — como, por exemplo, um corte de funcionários. “Esse é um dos maiores preços da liderança. O empreendedor deve estar confortável em ser impopular às vezes”, diz.

Inscreva-se no campo abaixo para receber um ebook 100% gratuito e ser o primeiro a receber novas atualizações do blog. 😉

Sucesso, 🙂

Dionathan Machado

Gostou? Compartilhe!

Fonte de pesquisa: Revista PEGN
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s