Por Que Você Nunca Vê Ronald McDonald Comendo McDonald’s


Uma das maiores curiosidades para os amantes de Hambúrguer é descobrir o motivo que leva o palhaço mais famoso do mundo não comer seus próprios hambúrgueres. Para acabar com essa curiosidade aos adeptos de hambúrguer, o Blog Webdionathan trouxe um post publicado pela Huffpost Brasil que revela esse caso. Nesse post você vai entender o marketing usado por trás da marca de fast food.

mcdonald's Blog Webdionathan

Quando Ronald McDonald foi apresentado à América nos anos 1960, ele usava um cinto mágico que dispensava um suprimento infinito de hambúrgueres.

Mas hoje, de acordo com ativistas de alimentação e o CEO do McDonald’s, Don Thompson, o palhaço mais famoso dos Estados Unidos não chega perto de um Big Mac.

“Você não vê Ronald McDonald em escolas. Você não o vê comendo”, disse Thompson na reunião anual dos acionistas da empresa, de acordo com múltiplos relatos.

Isso é para que o McDonald’s possa evitar críticas de que faz propaganda de sua comida para crianças, dizem ativistas de saúde.

“Eles acreditam que, se ele não consumir a comida, não estarão incentivando as crianças a consumir seus produtos”, diz Jesse Bragg, da Corporate Accountability Internacional, um grupo ativista de alimentação que há anos vem pedindo a aposentadoria de Ronald McDonald.

Ronald McDonald's

No passado, diz Bragg, a empresa foi criticada por levar Ronald McDonald a escolas para dar aulas de educação física e por ligá-lo a instituições de caridade que atuam em favor de crianças doentes.

A empresa tem mantido Ronald à distância de sua comida há vários anos, dizem ativistas de nutrição.

“Pelo menos desde que entraram para o Better Business Bureau, em 2006, eles vêm dizendo que não usariam o Ronald McDonald para vender comida”, diz Margo Wootan, do Centro para a Ciência no Interesse Público, um grupo que diz ter ajudado a persuadir o McDonald’s a fazer parte da iniciativa criada pelo BBB para estabelecer padrões nutricionais em publicidade para crianças menores de 12 anos.

Os hábitos abstêmios de Ronald começaram muito antes. Geoffrey Giuliano, que fez o papel de Ronald em aparições públicas no fina dos anos 1970 e começo dos 1980, hoje é um dos maiores críticos da empresa. Certa vez, em uma entrevista, ele disse que “nunca podia comer a comida” enquanto estivesse fantasiado porque seria “impróprio”.

Ronald McDonald

Em 2007, Jim Skinner, então CEO da empresa, disse à Reuters que “Ronald McDonald nunca vendeu comida para crianças em toda a sua existência“.

Quando questionada se fazia parte da política oficial da empresa manter Ronald McDonald longe da comida que ele foi criado para promover, Becca Hary, porta-voz do McDonald’s, disse apenas que “quando Ronald McDonald aparece em público, ele tem o objetivo de espalhar alegria e sorrisos”. Hary não quis comentar há quanto tempo esse tem sido o caso.

Especialistas em marketing afirmam que não importa se o palhaço é de fato visto comendo em público: as crianças ainda o associam ao Big Mac e ao Lanche Feliz.

“As crianças estão programadas para pensar que ele é sinônimo do McDonald’s”, diz Adam Hanft, estrategista de marketing e fundador da consultoria Hanf Projects.

“Há um teste em marketing no qual colocam as pessoas numa máquina de ressonância magnética, como um scan cerebral. Eles mostram imagens para as pessoas e partes diferentes do cérebro se acendem”, diz Hanft. “Se você mostrasse fotos do Ronald McDonald para crianças, todos os centros de recompensa das crianças enlouqueceriam. Porque ele é a mesma coisa que um hambúrguer.”

Gostou desse post? Fique atualizado! 🙂

Inscreva-se no campo abaixo para receber um ebook 100% gratuito e ser o primeiro a receber novas atualizações do blog. 😉

Um abraço, 🙂

Dionathan Machado

Gostou? Compartilhe!

Post original publicado pela Huffpost Brasil
Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Cris Repolês disse:

    Muito interessante, encontrei o seu blog pelo LinkedIn. Adorei o conteudo!

    Curtir

    1. @webdionathan disse:

      Obrigado Cris, que bom que gostou.

      Sucesso pra você! 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  2. Marcos Braga disse:

    Olha isso pode até acontecer em outros países, não aqui no Brasil…
    Tenho uma filha de 6 anos e que conheceu o Ronald e os alimentos comercializados pelo McDonalds na escola onde estuda!!!!
    Sempre procuramos manter uma alimentação saudável em casa e qual não foi a minha surpresa, quando numa visita a um shopping, minha filha pediu um Mc Lanche Feliz!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s