→VINHETA DO CANAL: VALE A PENA FAZER UMA VINHETA OU INTRO PARA O CANAL DO YOUTUBE 🎬🎥


Neste vídeo eu falo como colocar vinheta nos meus vídeos. Pode até ser considerada um diferencial, mas será que vale a pena colocar vinheta nos vídeos para o Youtube? Afinal, a vinheta é essencial ou dispensável? 🎬🎥

Na TV e na internet, as vinhetas são, na prática, filmes de curtíssima metragem, resultado da mistura de sons e imagens simbólicas dinâmicas e ou estáticas. Podemos considerá-la, portanto, como a “moldura” de um vídeo. Na internet, é comum você ver vinhetas para abertura de sites ou vídeos nos canais do Youtube.

Eu, particularmente, não gosto de vinheta, mas algumas pessoas querem saber como fazer uma vinheta. Então, antes de te dizer “como fazer”, quero que você considere alguns pontos. Inclusive eu já falei sobre estes pontos durante a Oficina de Vídeos, que foi um evento que eu organizei para ensinar mais detalhes às pessoas de como produzir vídeos.👇

O uso da vinheta, na minha visão, é um detalhe discutível, pois ela não traz nada de relevante se considerarmos que um vídeo no Youtube deve ser breve e objetivo, ou seja, quanto menos tempo a pessoa perde para consumir aquilo que ela veio “buscar” ali, maior a chance de você ganhar um assinante, um fã. Caso contrário, há um sério risco de você perder essa audiência.

Caso você considere a vinheta realmente importante nos seus vídeos, eu aconselho então que ela tenha no máximo 5 segundos. Você vai praticamente apresentar a sua logomarca e pronto!

Mas, eu prefiro voltar a frisar: Não gosto de vinhetas! E digo isso com propriedade, pois já usei no passado, mas decidi abolir definitivamente as vinhetas do meu canal, e eu percebi que esta decisão tem feito diferença nos meus vídeos, pois eu hoje eu consigo entregar aquilo que as pessoas estão querendo mais rapidamente.

Com certeza você já percebeu que no começo de alguns vídeos no Youtube são exibidas aquelas propagandas. Esta propaganda não tem mais do que 5 segundos e sabe o por quê? Porque o Youtube entende que se passar desse tempo (obviamente, o Youtube testou isso com milhões de pessoas assistindo vídeos), você perde a atenção da pessoa. Ou seja, você assiste ao comercial ou não assiste nada! Mas, quando você não quer ver o comercial, o Youtube te dá a opção de sair dali em 3 segundos.

Se o Youtube pensou nisso, por que você insistiria em uma ideia contrária à esta? Pense bem, você não quer perder audiência e possíveis assinantes do seu canal, certo? Então, não perca a conexão com a sua audiência em função de um detalhe que nem é assim tão relevante e não traz vantagem alguma para o seu canal, que é o caso de uma vinheta.

Inscreva-se no campo abaixo para receber um ebook 100% gratuito e ser o primeiro a receber novas atualizações do blog. 😉

Um grande abraço e bons vídeos! 🙂

Dionathan Machado

Gostou? Compartilhe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s